Sentido da vida


Nós chegamos aqui sem saber por onde, e vamos embora com muitas dúvidas, há em cada indivíduo o desejo oculto de respostas que por vezes não nos é ofertada ou apenas não julgamos esclarecedoras o suficiente. O que podemos afirmar é que a sociedade nunca esteve tão sedenta por respostas, a ferramenta de pesquisa mais utilizada no mundo, a Google, registrou  que o termo de pesquisa "sentido da vida" atingiu o nível 100 de interesse em pesquisas no Brasil, seguido por 56 de Moçambique e 49 de Portugal.


Estamos mais preocupados em saber qual o sentido da vida, a geração Y e Z nunca passaram por restrições, crises, guerras mundias ou qualquer tipo de privação extremista. Porém uma nova era se instalou no Brasil e no mundo, e tem feito com que as pessoas repensem sobre seu modo de vida e seus ideais. Sustentabilidade, aquecimento global, veganismo, florestas e rios, cada vez mais esses assuntos entram em pauta nas rodas de conversas entre amigos e nas redes sociais, reflexo de uma sociedade que de alguma forma começa a despertar para o real sentido da vida. 

Como toda mudança, a estranheza de algo novo divide opiniões, segrega povos, divide familiares, assim são os processos de adaptação, há sempre os que são mais resistentes a mudança. Para encontrar o sentido da vida se faz necessário sair da zona de conforto, enfrentar o mundo repleto de novidades e conteúdos, a informação nunca esteve tão acessível, nunca tivemos um contingente de informação tão rico como estamos tendo agora com a chegada da internet. Os novos jovens e crianças acessam conteúdos ilimitados por meio de plataformas digitais, criam suas opiniões com uma velocidade incrível. E quando acessamos toda essa informação paramos para pensar sobre como levamos nossa vida e para onde estamos à conduzindo. 

Sexo, transporte, alimento, compra e venda, transações financeiras, tudo está acessível nas palmas de nossas mãos, a tecnologia chegou com tudo e veio pra ficar e modificar, modificar nossa rotina, a forma como nos alimentamos, como nos transportamos, viajamos e interagimos, a vida parece perder o sentido no passo que a sociedade adentra rumo ao universo tecnológico sem limites. Quem é você nesse mundo ? Quais suas expectativas para a vida ? Perguntas são sempre a ferramenta mais fácil para nos levar a respostas, ou nos confundir ainda mias. 


Quer saber o sentido da vida, pare tudo que está fazendo, e respire profundamente, segure por dez segundos e solte a respiração vagarosamente, e pronto, esse é o sentido da vida, estar vivo, e não importa a sua situação, sua classe social, não importa se você é negro, branco ou azul, as etiquetas que nos são fixadas não deveriam ser mais importantes que o fato de estarmos vivos, de podermos contemplar a natureza em todo seu esplendor, a ingratidão é o veneno da alma, precisamos ser gratos a toda tecnologia, e usa-la de forma sensata, precisamos ser gratos por termos acesso a informação e usar esse acesso a fim de nos proporcionar crescimento e melhorias como indivíduos e como parte de um todo. Não há espaço para ingratidão em uma concepção de vida feliz. 

Sem mais delongas, ame a vida, ame viver, e viva intensamente cada fração de segundo, e assim você estará mais perto de encontrar o sentido da vida.

Comentários